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sábado, 15 de agosto de 2009

Baghavad Gita - Capítulo IX

Ao abordar a Fé, a Sublime Canção afirma ser a Fé o movimento próprio do ser lançado à sua Salvação, sendo manifestada pelo chamado “Culto Divino ou Religioso”.
Arjuna aprende que a Fé compreende três tipos, que regulam-se de acordo com as três gunas ( sattwa, rajas e tamas). Deste modo, a Fé tem o seu aspecto ideal de pureza, paixão e tenebrosidade, seus três opostos viscerais. Teremos, portanto, Fé Sáttwica, Rajásica e Tamásica, que refletem, por sua vez, os homens que as detém.

O homem detentor da Fé Sáttwica é aquele voltado para Entidades Espirituais elevadas, sendo que os mais adiantados só venerem ao Espírito Uno e Eterno; os Rajásicos veneram heróis e outros seres poderosos e os Tamasicos, elevam seus cultos a espíritos inferiores, demônios e espectros.
Ainda pairando sobre o campo de batalha, tendo à vista os apelos da materialidade de um lado ( Kuravas) e os desejos de retomada do controle nos olhos dos guerreiros Pandavas – o Conhecimento, a investida do produto da intelectualidade aplicada através do conhecimento do Eterno, o Homem pronto para lutar, inteiro de si, de outro - , bebendo todo o conhecimento transmitido, dentre as inúmeras distinções que faz a cerca das personalidades, Krishna afirma a Arjuna que não apenas os alimentos, mas os homens têm estes caráteres. Enquanto um homem sáttwico preferem alimentos naturais de puros, os rajásicos aos picantes e salgados e, os tamásicos, aos alimentos rançoso ou estragado; Quanto a qualidade das oferendas, o sáttwico prefere aquelas prescritas nas Escrituras Sagradas e as faz sem esperar nada em troca. Os rajásicos, por sua vez, oferece esperando vantagem e com ostentação e, o tamásico, oferece á Divindade com fé mas sem devoção, pensamento ou reverência; Relacionando as espécies de penitência, continua dizendo que corporal é a penitência que respeita os seres celestes, os homens santos, os iluminados, os Mestres e guias do conhecimento, os sábios, enfim. Penitência Lingual é a prece circunspecta em verdade e, penitência mental aquela que consiste na pureza da alma, discrição, no devotamento.

Tais são, pois, as três espécies de penitência apregoadas no Baghavad-Gita. O Homem sáttwico as pratica como descrito; o homem rajásico as pratica esperando compensação ou vantagem,, incerta e inconstante e, por sua vez, o homem tamásico as pratica para atormentar-se a si, simplesmente, ou aos outros, com um fim insensato.

Faz o paralelo, ainda, com a caridade, o que nos permite traçar estes paralelos para situarmos nossas próprias atitudes e modos de pensar.

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