Olá !!

... este é um espaço de exercício da escrita, sobretudo. A escrita, na plenitude do momento que dita a sua forma: Prosa, verso; Ou que dita o seu gênero, o seu tamanho, elasticidade, duração ou a sua emergência. A escrita que traga, de algum lugar, qualquer coisa que insista em existir ...

Comente, troque textos, inscreva-se, opine. Será um grande prazer dividir com você esta experiência.

Abraço de Águia !


sábado, 15 de agosto de 2009

Baghavad Gita - Capítulo VII

As questões de Arjuna sobre o que é o Ser Eterno ou o Espírito, bem como sobre a Sua natureza, além de o que seja karma, seres imortais, Seres Divinos; quem é o Ser Supremo e de que modo Ele reside no corpo e domo pode o Ser Supremo ser lembrado na ocasião da morte, por aqueles que possuem o controle sobre suas mentes, são respondidas.
O Senhor Krishna disse: “ O eterno e imutável Espírito do Ser Supremo é chamado de Ser Supremo ou o Espírito. O poder inerente da cognição, e desejo do Ser Eterno, é chamado de natureza ou Ser Eterno. O poder criativo ou a essência da ação do Ser Eterno que causa a manifestação das entidades vivas é chamado de karma “.
O corpo sutil, ou alma individual, traz consigo seis faculdades sensórias, intelecto, ego, além de outras cinco forças vitais, os bioimpulsos (Força vital, Prana). A alma individual fica contida no corpo material, sustentando-o vivo através das funções exercidas pelos órgãos.

Diferentes expansões do Ser Supremo são também chamadas de Seres Divinos. O Ser Supremo também mora dentro dos corpos físicos como o Controlador Divino (Ishvara) (8.04).
Além destes aspectos, a obra explica a teoria da reencarnação, pela qual cada ser humano, individualmente, experimenta e suporta as conseqüências da Lei da Causa e Efeito no decorrer das sucessivas encarnações no mundo material, considerado de expiação.Além disso, explica que alcança-se a Salvação pela meditação em Deus na hora da morte.

“Portanto, sempre lembre-se de Mim, e faça a suas obrigações. Com certeza, você irá alcançar-Me, se a sua mente, e o seu intelecto, estiverem sempre focados em Mim (8.07)”.

“Eu sou facilmente alcançado, Ó Arjuna, por aquele que é sempre leal, devotado, e que sempre pensa em Mim, e cuja mente não vai para outro lugar (8.14). “

“Após alcançar-Me, as grandes almas não mais voltam a nascer neste transitório mundo miserável, porque elas alcançaram a mais elevada perfeição (8.15).
A Criação é Cíclica
“Aquele que conhecer que a duração da criação é de 4.32 bilhões de anos, e que a duração da destruição é, também, de 4.32 bilhões de anos, eles saberão dos ciclos de criação e destruição (8.17).”
Krishna explica, então, que um ciclo criativo completo é de 8.64 bilhões de anos solares, considerando o período da aniquilação dos planetas e seres inferiores e a nova criação, o que se dá sucessivamente através da eternidade.Embora aqueles que tenham alcançado a Morada Suprema, deixam de se sujeitarem às leis da reencarnação, da destruição e crianção.

Complementa os ensinamentos, Krishna, afirmando que tais ensinamentos para a escolha do Caminho até a Suprema Morada só pode ser comunicada a quem tenha inabalável fé, esperança e o divino amor, pois trata-se de verdadeira ciência.
“Os que seguem as prescrições dos Vedas , oferecendo muitos sacrifícios, bebendo o Soma sagrado ( bebida dos Brâmanes) e purificando-se dos pecados, e imploram o caminho do céu, serão admitidos no céu de Indra ( o mais alto dos céus) e ali obterão o alimento celeste e gozarão os prazeres dos deuses” (9.20)

Deus é, pois, o “ Tudo em tudo”, o verdadeiro fundamento e a verdadeira essência imutável a se manifestar de modos diferentes, o mais Perfeito Ser. E a Sua forma ou personalidade é a soma de tudo o que existe.
“Eu, ó príncipe! Sou o Espírito que reside na consciência de todos os seres, e cujo reflexo é conhecido por todos como o ‘EU’ ( ou Ego). Eu sou o princípio, p meio e o fim de todas as coisas” (10.20)
O capítulo XII esclarece que a religião verdadeira é aquela que consista na União da alma do ser individual com Deus.O que se dá através da renúncia aos frutos da própria obra e da busca incessante do Caminho que conduz à Divindade.
“ Amo aquele que é sempre constante, afável e piedoso, manso de coração e de firme vontade, e cujos pensamentos em Mim se concentram”( 12.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário