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sábado, 15 de agosto de 2009

Baghavad Gita - Capítulo VIII

“ O CAMPO E O CONHECEDOR DO CAMPO”
A respeito do que seja matéria e Espírito, a obra ensina que o campo é o que chamamos de corpo e o conhecedor do campo o seu criador.Além disso, que o corpo é um microcosmos ou um universo em miniatura através do qual o espírito de manifesta e utiliza.
Sobre a natureza da matéria, sua organização, propriedades, origem e transmutações também trata Krishna,além de discorrer sobre o Espírito.
“Com o nome de Natureza Material designam-se: Os elementos materiais, a consciência de personalidade, o intelecto, a força vital, os centros dos sentidos, a mente, os órgãos dos sentidos”
“O amor e ódio, o prazer e a dor, a multiplicidade, sensibilidade e coesão.”
“A Sabedoria Espiritual consiste em: modéstia, sinceridade, inocência, paciência, retidão, respeito para com os superiores, castidade, constância, domínio de si próprio”
Como Objeto do Conhecimento que confere a Imortalidade, é ensinado que este é a Suprema Divindade (Parabrahm), o qual não pode ser chamado nem de Ser , nem de Não-ser, pois está dentro e fora de todos os seres; presente em todos os seres como as suas almas ( atmas), que parece mas não é fragmentado.
“ O Atma (Deus) é a Luz-das-luzes. Ele é o Conhecimento, O Conhecedor e o Conhecido. Mora nos corações de todos”.
Recebedor das impressões da matéria, o espírito tem determinada a sua reencarnação conforme o apego a estas impressões e qualidades.
A libertação espiritual se dá ao homem quando este alcança o conhecimento da divindade em si mesmo, tornando-se consciente do Espírito Universal ou Supremo.
Sendo a representação do universo em pequena escala, um microcosmo, o Homem necessita desta consciência divina para entender e distinguir as influências espirituais, já que sendo um ser espiritual é influenciado por outros seres inferiores e superiores.
“ Prossegue Krishna, o Verbo Interno:
Vou dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à Vida Divina: Intrepidez,pureza de coração, perseverança em busca da Sabedoria, caridade, abnegação, domínio de sí mesmo, devoção, religiosidade, austeridade, retidão.

Abstenção de más ações, veracidade, mansidão,renúncia, equanimidade, boa vontade, amor e compaixão para com todos os seres,ausência do desejo de matar, ânimo tranqüilo, modéstia, discrição, firmeza.
Fortaleza, paciência, constância, castidade, humildade, indulgência”. (16.1.2.3)
Ao passo que, dentre as características do homem que caminha rumo aos demônios, pela escolha da natureza diabólica ou má, estão a cólera, a hipocrisia, o orgulho, a arrogância, a presunção, a rudeza e a ignorância.

O Baghavad-Gita vaticina que para os andarilhos de tal caminho, “ são por Mim arrojados em demoníacas matrizes”, para as quais retornam à medida de suas incessantes reencarnações em mundos de expiações como o planeta terra.

A luxúria, a ira e a avareza são as três portas para estes infernos. Deve-se pois afastarmo-nos delas se quisermos alcançar a Meta Suprema e, para isto, cumpre entender e conduzir a vida material conforme as Escrituras Sagradas, pois são os receptáculos dos ensinamentos do Espírito Universal.

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